Skip to content

Porcelanato: Qual o melhor para se fazer uma bancada de cozinha/banheiro ?

Existem vários tipos de porcelanato no mercado hoje em dia, mas quando se trata de fazer uma bancada, dois se destacam: porcelanato técnico e porcelanato esmaltado.


Porcelanato Técnico

O porcelanato técnico é feito a partir da uma massa única sem adição de esmaltes ou cores na superfície do piso. Pode receber dois tipos de acabamentos: polido ou acetinado/natural.

Os porcelanatos técnicos polidos recebem um polimento e uma camada protetora que, no final da fabricação, dão brilho intenso à peça. Mas justamente por ser polido, a superfície possui microporos, que podem eventualmente manchar.

Os porcelanatos técnicos acetinados/naturais, também são feitos com uma massa única, mas não recebem polimento no final, sendo mais resistente aos produtos químicos e ao desgaste que o porcelanato técnico polido.

Porcelanato técnico (massa única)

 

 

Porcelanato Esmaltado

O porcelanato esmaltado recebe uma camada neutra de esmalte na superfície (o que o torna mais resistente a manchas) e, em seguida, recebe o desenho da estampa.

Porcelanato Esmaltado

Qual desses é o melhor para se fazer uma bancada de cozinha/banheiro ?

Por conta de possuírem uma massa única, ou seja, por conta de terem a mesma cor tanto na superfície quanto no seu interior, os porcelanatos técnicos conseguem aceitar um melhor acabamento durante a fabricação de uma bancada de cozinha/banheiro que os porcelanatos esmaltados (ao lixar o porcelanato esmaltado, sua fina camada de esmalte na superfície acaba saindo e sua cor interna, que é diferente da cor superficial, acaba destoando [processo que não acontece com os porcelanatos técnicos]). Porém, dentre os porcelanatos técnicos, recomenda-se que seja utilizado o porcelanato acetinado/normal, por conta da sua maior resistência a produtos químicos e ao desgaste.